domingo, 19 de julho de 2009

Formandos de 1978

Essa turma que se formou no colégio em 1978 foi demais .... Que saudades !

Assistindo aos noticiários atuais dá tristeza ver no que os Politicos e Empresários do BRASIL transformaram a juventude atual.

MUITO DIFERENTE DO QUE SE VÊ NOS NOTICIÁRIOS ATUAIS, VEJAM SÓ ...

Nossas atividades eram :
- Estudar (acredite se quiser);
- Participar de competições esportivas (mais do que tudo) em campeonatos internos, locais, regionais e nacionais;
- Brincar na quadra de esportes na hora do recreio;
- Jogar ("pelada") bola na rua;
- Fazer pequenas viagens de bicicleta;
- Ir a bailes improvisados na casa de amigos ou à inesquecível TOCO.
- Jogar pebolim, fliperama e bilhar, e "tomar um refrigerante" no bar da esquina.
- Ir ao cinema ver Bruce Lee, Contatos Imediatos do 3º Grau, Embalos de Sábado a Noite (com John Travolta), Tubarão, ...
- Ir ao Play Center (Já existia naquela epoca sim ...)

Professores e alunos eram amigos e incentivavam uns aos outros; professores participavam da torcida em competições esportivas.

Onde estarão todos vocês ?

Lembro do rosto e dos gestos característico de todos, mas os nomes ou apelidos já me fogem da memória.

Alguns que lembro com maior clareza ...

Alunos:

- Amauri (epoca do ginásio, grande companheiro. Foi fazer colégio técnico em outro lugar)
- Luiz Miguel (epoca do ginásio)
- Anderson
- Jeferson
- Maria de Fátima Teles (epoca do ginásio)
- Rosana
- Prima da Rosana ... lembro do rosto mas não lembro do nome
- A "Faniquito" (Será que foi no ginásio ou no colégio ? será que era a Rosangela) ... desculpe mais uma vez pela barata de plástico no ombro ...
- Rosecléa
- Gisleine
- Jacira
- Ricarte Costa Jr. (pézão) ; craque do handebol
- Roberto Constantino Carneiro (sem apelido ?) ; craque do futsal e handebol
- Yoshiharu (Sharu) ; que tombo de bicicleta hein..., tomei um susto vendo você estirado no chão ... ainda bem que não foi grave ... eu tava "dirigindo" e ele na garupa, numa descida muito louca ...
- Carlão (ainda tenho o pedaço do avental autografado)
- Luis (Lugão); e seu poderoso chute no futsal
- Mário (Barnabé) ; craque do futsal
- José Luiz Tomadoce Costa (sem apelido ?, só Zé Luiz) ; craque do voleibol
- Zéco; craque do voleibol
- Tonico; craque do voleibol
- Osvaldo (bodão)
- Nelson (morava muito longe ... 20 mts do colégio) ; lembra da "engenhoca" que fizemos como trabalho de ciências ?
- Jonas (outro que morava longe ... em frente a casa do Nelson)
- Cebola (craque do pebolim e fliperama)
- Telo (turma mais "velha", era amigo do meu irmão)
- Welington
- Paulo Roberto Guimarães
- Marcão (roqueiro que ficava p da vida quando o chamavamos de Roberto Leal - contor português com quem ele se parecia muito - e cantavamos "arrebita arrebita ... ô bate o pé, bate o pé).
- Orlando (ajudava o pai na farmácia. Um peixe na piscina)
- João Pavão (ajudava o pai no posto de gasolina)
- Sidnei (Epoca do Ginásio)
- Claúdio Galera (Epoca do Ginásio - faleceu naquela epoca por doença)
- Janete (japonesinha nota 10 em todas as matérias) . Autora desta frase: "NÃO IMPORTA SE VOCÊ FOR SOMENTE UMA ARVOREZINHA NO CAMINHO, MAS QUE SEJA A MELHOR ARVOREZINHA."
- A cantora (se não me engano era prima do Amauri). Cantando "LOVING YOU ..." tinha a voz idêntica a da cantora Minnie Riperton QUE SE HOUVIA NAS RÁDIOS). Sempre adorei esta música mas não sabia a sua tradução nem havia visto nenhum video da cantora, só conhecia a voz. Ao procurar na internet achei a tradução e um video da cantora interpretando ... adorei mais ainda. Video no YOUTUBE http://www.youtube.com/watch?v=kE0pwJ5PMDg .
- Julião - Handebol
- Mirian (Moreninha) e Mirian (loira de sorriso largo) - andavam sempre juntas
- A Baixinha
- Silvio
- e eu né ....

Professores:
- José Carlos (Educação Física)
- Güerino (Prática Comerciais)
- Antonia (xi ... que matéria era mesmo ? era algo como biologia se não me engano; mas era difícil prestar atenção na lousa, rs..)
- Pedro Paulo Pires (o 3P)
- Norma (Prof. de História)
- Edna (Prof. de Português)
- Lourdes (Prof. de Português)

Alguns Professores dos quais tenho a imagem e a voz muito claras mas não me recordo o nome:
- Professor de matemática (escrita impecávelmente clara, organizada e alinhada na "lousa"). O OdairPedrosoMateus lembrou o nome do professor : Custódio ... é isso mesmo ... obrigado ...
- Professora (titular) de inglês)
- Professor (substituto) de inglês (quase da nossa idade e que havia passado uma temporada nos EUA ou na Inglaterra)
- Professora Japonesinha tranquila e muito bacana (acho que era de Biologia), morava perto da escola e a familia tinha uma papelaria.

O DIRETOR, quase lembrei o nome (será que era Nelson ?); mas a fisionomia com o cigarro na ponta da boca e o apelido (sapo, por causa da boca com o cigarro pendurado na ponta) são inesquecíveis...

Uma das serventes (gente boa), acho que era Dona Conceição.

Grandes idéias:
- FAFUPI - Faculdade de Funilaria e Pintura
- FAPONE - Faculdade de P... N......
- CHAPONE - Chapa de P... N...... (para o diretor dissemos que era Chapa para a Organização da nossa Escola)
- Vou num vim (não sei quem começou mas diziamos quando não viriamos pra escola ... o Roberto Constantino Carneiro dizia de uma forma muito engraçada ... "Amanhã vou num vim").

Coisa só daquela epoca:
- MIMIOGRÁFO (será que ainda existe isso nas escolas ?)

Gerações:
- Revendo e relembrando tudo isto, hoje, procurei por JOPEQUE no google e encontrei no youtube alguns videos de gerações recentes de alunos do JOPEQUE ... bacana ... pena que na nossa epoca não haviam estas facilidades de registrar tudo em foto e video ... ops ... foto e video já existiam sim, não sou tem velho asssim ... rs ... só não havia tanta facilidade nem tantos recursos ao alcance de todos ...

30 comentários:

  1. Que doido. Me formei no Jopeque em 89. Muito legal

    ResponderExcluir
  2. É mesmo dacosta ... Mas era muito legal ...

    O "apelido" JOPEQUE" foi idéia da nossa turma ...

    Por pouco o colégio não ficou conhecido como PEJOQUE ...

    A professora de educação física mandou fazer as camisetas de competição com três sílabas JO PE QUE formando um triângulo com o PE na ponta de cima ...

    Ficou assim :

    PE
    JO QUE

    Quando entramos em quadra pela primeira vez contra outra escola todos na aquibancada se perguntavam que escola era essa "PE JO QUE" ...

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Obrigado pelo blog. Meu nome eh Odair. Fui bibliotecario do Jopeque em 1970 e terminei o colegial em 1974. Escola publica com professores e professoras motivados! Devo muito, entre outros, ao Celio (ciências) e a sua esposa, Maria do Carmo, se nao me engano (portugues). Acho que o professor de matematica mencionado acima era o Custodio. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiru nome é celso Malheiros, que bom relembrar os tempos de ginásio e colégio. Me formei em 1974.
      Gostaria de incluir na lista de inesquecíveis professores o Prof Jorge que casou com a profa Cleyde também de inglês.
      Profa. Ana Pelozzi de música.
      Profa. Darcy de francês.
      Que ensino de gabarito tive lá!!
      Obrigado a todos por essa incrível lembrança!

      Excluir
  4. Ola, fui aluna no Jopeque de 1974 a 1976, bons anos aqueles, saudades enormes, fui preesidente do Centro Civico do colegio, ótimos professores, Cleire(portuges), Custodio(Matematica), Silveira(Quimica, Zacarias( Biologia) Norma(Historia)Clovis(Fisica). Muito bom, sai do colegio, prestei vestibular na USP, e passei(sem cursinho), tinhamos um ensino decente. Amigos, daquela epoca, muitos... eramos felizes simplesmente. Tenho muito orgulho de ter sido aluna deste colégio.
    Giovanete.

    ResponderExcluir
  5. Olá.Estudei no Jopeque lá pelos anos de 82 a 86, mais ou menos. Grande escola e ótimos amigos. Rogério Shigueo, Matera, Renata...esta inclusive foi minha namorada nos três anos que fiquei lá. Até hoje (mesmo depois de separados há mais de 20 anos) lembro dos bons momentos que passei com ela lá. Saudade bate forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rogério, sou o Paulinho (Rossi) lembra? Última vez que nos vimos foi no chopp do Alemão na praça. Forte abraço amigo

      Excluir
  6. OdairPedrosoMateus,

    Pelo nome não me recordo de você ...
    Você lembrou bem os nomes dos professores ... Todos (estes e os demais) incríveis, difícil de se ver hoje em dia ...

    ResponderExcluir
  7. Giovanete,
    Minha memória tá péssima ... também nãome recordo de você pelo nome, mas é como você disse ... "eramos felizes simplesmente. Tenho muito orgulho de ter sido aluno"

    ResponderExcluir
  8. Rogelio,
    Com certeza você eu não conheci :o)

    Em 1982 eu já havia saido do Serviço Militar e estava iniciando na carreira de TI no SERPRO ...

    Bom saber que o JOPEQUE ainda nesta epoca continuava bom ...

    Não sei quanto aos dias de hoje, a pouco tempo passei em frente ao prédio e o vi todo cercado de muros altos (onde nos sentavamos para bater papo antes e após as aulas) e todas as janelas com grades ... coisas dos dias violentos da atualidade ... que pena ...

    ResponderExcluir
  9. Olá prazer em reve-los >>> Santista.

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Daniele, estou cursando o 3°grau agora (2011). A escola está muito diferente do que eu li, os professores não são os mesmos, mas com certeza tem o mesmo valor do que os de antes. Até hoje eu me questionava do nome 'JOPEQUE' mais agora eu posso dizer para meus amigos! Vocês são lendas, parte daquela escola, como tambem os professores, inspetores, diretores e todos! Como vocês, eu espero tambem poder dizer um dia para os futuros 'JOPEQUEIROS' como foi nossa passagem, os amigos que fizemos, as pessoas que nos cativaram pelo um simplies olhar! Obrigada a todos vocês.

    ResponderExcluir
  11. Abraços a todos amigos e amigas que fizeram parte da minha vida.
    Vocês novos JOPEQUEIROS continuem fazendo e honrando a história de nossa escola.

    Orlando da Farmácia(Peixe na Piscina)
    Formado em 1978

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Orlando. abraço meu amigo.
      João Pavão

      Excluir
    2. Paulo Roberto Guimarães14 de setembro de 2022 às 16:37

      É nóis...tem muitos amigos daquela época nas redes sociais

      Excluir
  12. Minha memória é péssima! mas a sensação q ficou daqueles anos, amadureceu comigo... vc's fizeram parte da minha história, me formei junto com todos aí da lista acima, alguns vieram comigo do ginasio... só não sei quem é o XPTO... rs
    é isso! Que o JOPEQUE continue fazendo amigos, criando histórias e deixando saudades...
    bj na alma!
    Dulcinéa Carmona

    ResponderExcluir
  13. Xpto sou eu .... rs ...

    Juraci Francisco de Souza (apelidado de BLU pelo José Luiz Tomadoce Costa) ... Mas o mais comum era me chamarem de JURA.

    ResponderExcluir
  14. Outras pessoas da turma de 78:
    Jairo (eu, gostava de jogar futebol, estudei os três anos na classe do Carlão)
    Michele (Migué...craque do futebol)
    Davi Rubio
    Rogerio Cazorla
    Toninho Português
    Edson Takeda (goleiro)
    Isaura (miss jopeque)
    Sandra Cecília
    Sidnei (o Sid...)

    ResponderExcluir
  15. sábado dia 29/09/13 vai ter o baile dos anos 80 na Soc. do Talarico

    Paulo R Guimarães

    ResponderExcluir
  16. Estudei no período da manhã 1980/81/82 - estudei com a irmã do Jonas, o que morava em frente a escola, tinha também o Reginaldo dessa mesma turma de 78, eu estudei com o irmão dele Rildo, minha irmã era dessa turma de 78 Silvia, ela tinha umas amigas inseparáveis - Goreth, Beth e a outra não consigo lembrar o nome, estudei com a irmã dela Nancy,deu para perceber que eu estudei com os irmãos e irãs dessa turma..muito legal .
    Adalgiza de Souza (Salles)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Muito Bom!!! fizemos história no Jopeque.Sem palavras a não ser Saudades. Muitos nomes vem a nossa memória que jamais serão Esquecidos. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  19. Caro Xpto (jura) temos um grupo de whatsapp com formandos de 78, o grupo só tem 6 até agora: Jairo (eu), Rogério, Michele (Migué(, Cláudio e Toninho... Eu estudei na classe do Carlão (os 3 anos), com Jacira, Gislene, Cebola... no whatsapp grupo: Jopeque 1978...

    ResponderExcluir
  20. Que bom reencontrar vcs. Sou o Paulo Rossi ou Paulinho. A professora de biologia era a Alice (japonesa). Zelador o sêo Caetano, a Cida. Cadê o Getúlio o japonês mais maloqueiro que conheci? Kkkk. Trabalhei no Bradesco do Dalila. Abraço a todos. João Pavão gente boa demais. Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  21. Paulo Roberto Guimarães14 de setembro de 2022 às 16:30

    É só pesquisar nas redes sociais, tenho contato com muitos citados.
    Wellington - Tom Lopes
    Ricarte
    Calão
    Pavão
    Tânia Tetti
    Sônia Barbeiro
    Zeco
    Marcos Bicudo
    Rosemeire Pinheiro de Oliveira irmã do Jonas (já partiu e o Nelson também)
    Marcos roqueiro.
    Rosemeire Martins
    Ana Milani
    Tem um grupo no Facebook Ex alunos do Jopeque

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Mário Augusto Evangelista,estudei no Jopeque 76/77/78,eram meus colegas Davi Rubio,Nivaldo Barbeiro, Pezão,Dione,Jacira,Tania,Sonia Barbeiro,Rosineide Mascarenhas,Rosilda,Goreth baixinha... Professores Julio de matemática,Orlando Inglês,Zacarias Biologia....
    Na época sofri um acidente de carro e não fui na formatura...Boas lembranças um abraço

    ResponderExcluir